FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


O princípio da socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma considera necessário na organização do trabalho educativo, práticas pedagógicas que priorizem o brincar, o cuidar e o educar   Assinale nas alternativas abaixo, algumas práticas que contemplam essa afirmativa.   I- Na condução das atividades rotineiras da Educação Infantil, é necessário ficar atento à participação de todos. Para ter um bom andamento nas atividades propostas, o professor deverá propor atividades diferenciadas para os mais lentos, os mais arteiros ou os mais desinteressados.   II- O professor deve encorajar a criança a interagir e a resolver os conflitos. Quando uma criança está em conflito com outra, tentar facilitar uma troca de pontos de vista opostos é o ideal.   III- O professor deve propiciar a participação de todos, desenvolver uma ação compartilhada, interagindo os sentimentos e emoções. Para isso, a criança precisa ser respeitada e encorajada a falar, expor seus pensamentos e ideias.   IV- O professor deve construir e discutir com todas as crianças as regras de sala. Os “limites”, o encaminhamento dos trabalhos, a fim de que se inicie a aprendizagem dos princípios da democracia.   V- O professor deve ensinar como se cumpre as regras de sala para as crianças mais problemáticas, impondo-lhes limites com castigos se necessário ou retirando-as do convívio dos colegas porque é assim que elas terão condições de respeitar os colegas com as quais convive e, consequentemente, ficar quieto em sala.   Estão corretas apenas as alternativas:

I, IV e V;
II, III e IV;
I, II, IV e V;
I, II e V;
I, II, III e IV;
As práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena foram constituídos e regulamentados em decorrência de situações sociais concretas e influências políticas e econômicas internacionais. Hoje no século XXI muitas conquistas já foram alcançadas, mas muito ainda precisa ser realizado para que todas as crianças de o a 5 anos possam estar na primeira etapa da educação básica.Essa afirmativa nos leva as seguintes considerações sob a ótica da infância até o século XVIII.I-A criança era vista como um adulto inclusive nas obrigações das atividades cotidianas.II- As crianças abandonadas ficavam expostas aos favores de hospitais e instituições religiosas.III-A concepção de Educação Infantil, nessa época, era sob uma ótica caritativa, com formas de atendimento precárias, perdurando por muito tempo.IV-A Declaração dos Direitos das Crianças criado nessa época trouxe diferentes opiniões sob a forma de educar e cuidar das crianças. Estão corretas as alternativas:

I, II e III apenas.
I, II, III e IV .
 III apenas.
 II, III e IV apenas.
IV apenas.
Existem divergências entre os posicionamentos dos estudiosos em relação ao “sentimento de infância”. Para Ariès (1981) por exemplo, ela era inexistente até a idade Média. Isso não significava desprezo ou abandono das crianças, mas sim, a consciência da criança como um ser que tem certas particularidades. Sobre a concepção de infância pode-se afirmar que: A concepção de infância não é construída de forma linear e homogênea: ora se dá valor à infância, ora ela é desconhecida, anônima; ora a criança é algo substituível, ora imprescindível; A concepção de infância é a mesma desde os primórdios: criança e adultos são vistos da mesma forma. A concepção de infância na Antiguidade e Idade Média protegiam e reconheciam as crianças como seres de direitos; A concepção de infância independe da cultura e da sociedade em que se vive; A concepção de infância sofre variações de acordo com o momento histórico vivido por cada sociedade. Estão corretas as afirmativas:

I, II  e  IV apenas;
I e IV apenas;
I e V apenas;
IV e V apenas;
II, III  e V apenas;
De acordo com Loyola e Borges (2010), é muito comum você ouvir as pessoas dizerem: “No meu tempo é que era bom! As brincadeiras eram mais sadias. As crianças de hoje não sabem mais brincar. Os brinquedos já vêm com tudo pronto; não há espaço para a criar, inventar...” Segundo as autoras, expressões como essas, são comuns entre pais, babás, avós, professores, quando se referem à infância. Essa forma saudosista de se reportar a infância, acontece porque: I-            De forma geral, cada geração tende a valorizar suas experiências infantis em detrimento da infância atual. II-          Cada geração só pode viver seus tempos de criança de acordo com sua época, com os objetos disponíveis e valores sociais construídos naquele momento histórico. III-        Cada geração vive a sua infância, portanto, os tempos atuais não são tempos de infância porque as crianças não brincam como antigamente. IV-          Essa geração atual, vivida e percebida pela tecnologia, impede a criança de valorizar sua infância. Estão corretas as afirmativas:

II e IV APENAS.
I, II, APENAS.
I, II e III APENAS.
I e III  APENAS.
I, II e IV APENAS.
Leia a afirmativa abaixo sobre a concepção de infância. Há poucas décadas, as informações que as crianças recebiam, vinham de seus pais ou professores, ou de um círculo familiar próximo. Hoje a educação não se processa somente no âmbito familiar ou escolar: televisão, cinema, jornais, revistas, brinquedos, propagandas, livros, esportes, tudo isso contribui para a formação das crianças. São consequências dessas mudanças: I.As crianças hoje estão sendo educadas mais pelas corporações empresariais que pela família e pela pedagogia escolar. Os educadores precisam ficar atentos a essa mudança. II.Os adultos trouxeram as crianças para o seu mundo: na forma de vesti-las, calçá-las, frequentar ambientes noturnos (bares, restaurantes). Tudo isso afeta a vida, a forma de agir e a constituição da infância. III.As sociedades, na era contemporânea, se transformam muito rapidamente, mantendo os valores, crenças, ideais e costumes que caracterizavam nitidamente cada etapa do desenvolvimento infantil. IV.As mudanças que ocorrem atualmente na forma de conceber e tratar a infância e as consequências dessas mudanças nos processos educativos fomentados por informações que vêm de todos os lados, chegam até as crianças com um grande apelo visual e sonoro, a qualquer hora, em qualquer tempo. Estão corretas as afirmativas:

I, II e IV apenas;
II, III e IV apenas;
III e IV apenas;
II e III apenas; 
I, II e III apenas;
Os espaços e tempos para as crianças brincarem estão cada vez mais reduzidos. Os contatos informais, as invenções infantis, as brincadeiras... estão cedendo lugar aos horários programados, aos compromissos. As roupas de crianças são roupas de adultos em tamanho menor. Os calçados têm saltos e as crianças usam batons e esmalte nas unhas. A troca de dentes está cada vez mais precoce, bem como a menarca nas meninas. Tempo da televisão, do tablet,  da internet, do celular , do vídeo game e  de outros objetos eletrônicos  compõem o horário livre das crianças.   São consequências desses  fatos  na vida das crianças: I- Uma rotina cheia de atividades extraescolares, com pouco tempo para seus momentos de "faz de conta". II-  Tempo livre para a ludicidade e para as brincadeiras tão necessárias no desenvolvimento das vivencias pessoal e de interação. III- Crianças com horas de lazer, de pensarem em si mesmas, de desenvolver a criatividade.  IV- Os eletroeletrônicos, dentre eles a   televisão, computadores, tabletes e celulares ocupado um tempo excessivo na vida das crianças modernas. V-O consumismo levando famílias inteiras para passar seus momentos livres nos Shopping Centers, onde vão em busca do ter em detrimento do ser e viver.  Estão corretas as alternativas:

I, II e III apenas.
I, II  e V apenas.
III, IV e V apenas.
I, IV e V apenas;
I, II e IV apenas;
Na década de 70 a função compensatória foi fortemente vivenciada nas Pré-Escolas brasileiras. Com relação a essa função podemos afirmar que as respostas estão corretas são:    I. reconhece o brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;   II. incorporar o papel de preparar a criança para o Ensino Fundamental;   III. explorar exercícios mecânicos, repetitivos de coordenação viso-motora;   IV. priorizar os exercícios de prontidão treinando a coordenação motora fina;   V. suprir as carências e deficiências linguísticas, culturais, afetivas das classes populares.    Estão corretas as alternativas:

I, II e III apenas;
II, III, IV e V apenas;
IV e V apenas;
I, III,  e IV apenas;
I, II, III e V apenas;
Você estudou sobre as funções atribuídas à Pré-Escola, numa perspectiva histórica. Em relação às funções que, historicamente, vêm sendo atribuídas à Educação Infantil e suas respectivas características, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.   ( 1 ) Função assistencialista (  ) Compensar atrasos do desenvolvimento decorrentes das privações culturais e econômicas. ( 2 ) Função compensatória (   ) Responsabilizar-se por substituir a família e o profissional especializado,na resolução de problemas de aprendizagem e distúrbios de comportamento. ( 3 ) Função sanitária e Nutricional (   ) Garantir o ensino de hábitos de higiene, compensar a desnutrição infantil através das merendas escolares, fornecer exames médicos e odontológicos. ( 4 ) Função terapêutica (   ) Cuidar das crianças das classes trabalhadoras, liberando o tempo da mãe para atividades profissionais. ( 5 ) Função pedagógica (  ) Favorecer o desenvolvimento intelectual, afetivo, psicomotor, social e moral das crianças, visando a sua formação como cidadãos autônomos.   A sequência CORRETA está contida em:

2,4,3,1,5
1,3,4,2,5
2,5,4,1,3
1,3,5,4,2
5,3,2,1,4
Leia o que nos informa o RCNEI sobre a concepção de criança no Brasil. A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte (RCNEI. 1988) Essa dualidade  nos revela que:  

Uma sociedade, que afirma ser a concepção de criança, um conhecimento uniforme construído desde a antiguidade.
Uma sociedade que acredita que as políticas públicas que existem no país, voltadas para a infância, são eficazes e não necessitam ser revistas.
Uma sociedade que ainda não resolveu as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano de muitas famílias brasileiras. 
Uma sociedade que reconhece os problemas sociais existentes e busca resolvê-los rapidamente.
Uma sociedade que sempre foi dessa forma e não necessita de mudanças.
O educador-gestor da Educação Infantil deve ser um profissional de excelência, responsável pela educação dos alunos de 0 a 5 anos. A ele compete:I- articular com os outros profissionais da escola, para juntos resolverem problemas emergenciais ocorridos no espaço da unidade de ensino;II- planejar atividades pedagógicas, visando à educação e à construção do conhecimento das crianças;III- problematizar situações que visam à participação da criança nas atividades propostas, respeitando a individualidade de cada uma;IV-  propor atividades sociorrecreativas e pedagógicas que favoreçam o crescimento individual da criança em todas as áreas do conhecimento;V- estimular a competição entre os alunos e manter a disciplina no desenvolvimento das atividades.Estão corretas as alternativas:

II, III e V APENAS.
I, II, III, IV e V.
I, II, III  e IV APENAS.
I, III e IV APENAS.
III e IV  APENAS.